Jardim do Nêgo

O cearense Geraldo Simplício mora em Nova Friburgo desde 1969. Numa manhã de 1981, caminhando num recanto do seu sítio, localizado na estrada que liga Friburgo à Teresópolis, olhou para um barranco de terra e viu a forma de uma mulher. Desta inspiração nasceu a sua musa, e, também, sua primeira obra.

Nascido em 1945, Nêgo já teve suas obras exibidas no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio, e na Feira de Artes de Friburgo. Muitas de suas peças foram adquiridas por alemães e algumas estão expostas no Museu de Stuttgart, na Alemanha.

O escultor estreou no mundo das artes em 1966, com uma exposição no município cearense de Crato. À época, suas esculturas eram feitas em madeira e o trabalho teve mostras nas cidades de Fortaleza e Recife (PE).

Neste período, conheceu no Rio de Janeiro a crítica de arte Cecília Falk, que incentivou Nêgo na trajetória artística e em sua mudança para Nova Friburgo.

O mestre cearense nunca chegou a frequentar a escola. Nêgo diz ter uma “cultura auditiva”; é capaz de citar os cientistas Galileu e Stephen Hawking e o escritor Franz Kafka em apenas uma conversa. Bom de papo, brinca que faz as esculturas apenas para atrair as pessoas e prosear.

“Não quero nada além desse jardim. Ele é minha loteria”, resume o artista.

Horário de funcionamento:
De domingo a domingo, das 9h às 17h.

Informações:
Ingresso = R$ 25
Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais ou responsáveis não pagam
(22) 99919-9891

COMO CHEGAR:
RJ 130, km 55, Campo do Coelho, Nova Friburgo – RJ

Deixe um comentário