Na Semana da Música, conheça as sociedades musicais de Nova Friburgo

Começa nesta terça-feira, 16 de novembro, a Semana da Música no Brasil. A data segue até 22 deste mês, se encerrando no Dia do Músico. Nova Friburgo é expert quando se trata de talentos musicais e abriga três sociedades centenárias.

A Semana da Música é uma forma de homenagear a grande variedade de estilos musicais que são apreciados nos diferentes estados e regiões. Já o Dia do Músico, além de comemorar os artistas, é uma homenagem também à Santa Cecília, padroeira dos músicos.

Nova Friburgo tem talento na música que não acaba mais. E tudo começou lá atrás. A cidade serrana abriga três sociedades musicais centenárias. São elas: Euterpe Friburguense, Campesina Friburguense e Euterpe Lumiarense. A primeira é considerada uma das mais antigas do país em atividade ininterrupta.

A gente conta brevemente essas histórias abaixo, por ordem de fundação.

Real Banda Euterpe Friburguense

Dizem que é depois da tempestade que aparece o Sol. E foi mais ou menos isso que aconteceu lá em 1858. Um navio da marinha portuguesa deixou Lisboa com destino a Buenos Aires, na Argentina. Mas em alto mar a tripulação foi surpreendida por uma fortíssima tempestade, colocando em risco todos a bordo.

Samuel Antônio dos Santos – oficial músico e regente da Banda de Fuzileiros Navais, católico fervoroso, devoto de Santo Antônio – rogou a Deus pela vida de todos. Em troca, prometia pedir baixa da Marinha, fundar uma banda de música e uma igreja em louvor a Santo Antônio na primeira cidade em que aportasse. Chegando ao Rio de Janeiro salvos, Samuel pediu o desligamento. Na capital do Império trabalhou como professor e regente até abril de 1862.

Foi aí que o músico é apresentado ao coronel Galeano das Neves, presidente da Câmara da Vila de Nova Friburgo. O antigo Colégio Freeze precisava de um professor de música. Samuel então foi contratado e se mudou para Nova Friburgo.

Apenas um ano depois, com o apoio de pessoas influentes da cidade, Samuel Antônio dos Santos funda a Sociedade Musical Euterpe Friburguense, em 26 de fevereiro de 1863. O barão de Nova Friburgo foi o primeiro presidente. Até 1885, além de professor foi também regente. Sua segunda promessa aconteceria em 13 de junho de 1884, com a inauguração da capela de Santo Antônio, no Suspiro, com recursos obtidos pela diretoria da Euterpe.

O casarão da banda chama a atenção na avenida de mesmo nome. A construção do século XX arquiva-se relíquias como a 1ª foto em 1871, com o maestro Rangel; partituras de mais de 130 anos e a partitura original do 1º milheiro impresso do Hino Nacional Brasileiro.

A Real Banda Euterpe Friburguense foi agraciada em 2007 com a Medalha Tiradentes, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Possui o título de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Também é reconhecida por ser de Utilidade Pública Municipal e Estadual.

Atualmente, a Banda Euterpe celebra seus 158 anos e é considerada uma das bandas civis mais antigas do país, com atividade ininterrupta. É comandada pelo jovem maestro Nelson José da Silva Neto. Oferece oficinas de instrumentos, teoria musical e mais.

Endereço: Av. Euterpe Friburguense, 53 – Centro – Nova Friburgo – RJ
Telefone: (22) 2521-1085

Sociedade Musical Campesina Friburguense

Depois da influência dos portugueses, veio a participação dos italianos.

A Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense foi fundada por um grupo de republicanos e abolicionistas liderados pelo Major Augusto Marques Braga em 06 de janeiro de 1870. Teve, como primeiro maestro, o renomado mestre Presciliano José da Silva, natural do Rio de Janeiro e Catedrático pelo Conservatório de Música de Milão, Itália.

Desde 1870, a presença da Campesina tem sido constante nos acontecimentos da vida e história de Nova Friburgo, representando a cidade nos mais diversos concursos de níveis estadual e nacional e em apresentações internacionais.

De exemplo, temos as comemorações dos 500 anos do ingresso do Canton de Fribourg na Confederação Helvética, em 1981. A S.M.B Campesina Friburguense foi a Suíça como representante oficial do Brasil. Depois, foram diversas viagens de volta a Suíça, além de Portugal e outros locais no Brasil e no mundo.

Em 2020, a banda completou 150 anos de história. É considerada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal; Patrimônio Histórico Cultural do Estado do Rio de Janeiro e detentora das Medalhas Tiradentes e Amigo da Marinha.

A banda fica localizada na avenida de mesmo nome, também no centro da cidade. Esta sede foi criada em 1952. O atual Maestro-Titular da Banda Sinfônica Campesina Friburguense é Marcus Almeida, arranjador e compositor musical. Como presidente está o músico Carlos Magno da Silva.

Com inscrições abertas e gratuitas, oferece curso de teoria musical, instrumento de sopro (metais e palhetas), percussão e canto coral.

Endereço: Av. Campesina Friburguense, 85 – Centro – Nova Friburgo – RJ
Telefone: (22) 2522-2410

Sociedade Musical Euterpe Lumiarense

Alguns quilômetros do centro da cidade, chegamos ao distrito de Lumiar e a sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. A banda foi fundada em 20 de janeiro de 1891, apenas dois anos após a proclamação da república, em uma iniciativa das famílias Marchon, Spitz, Klein, Brust, Berbert, Heiderich, Martins da Costa e outros.

A Euterpe Lumiarense funcionou normalmente até a década de 1940, quando sofreu uma paralisação. Revitalizada na década de 1960, quando foi construída sua sede social, funcionou até o início da década de 1970, quando sofreu outra paralisação.

Novas tentativas foram feitas nas décadas de 1980 e 1990, mas, a falta de recursos, principalmente financeiros, não permitiu o sucesso. Apenas em 29 de fevereiro de 2008, uma nova diretoria foi formada, procurando realizar a atualização do Estatuto Social pelo Código Civil de 2002.

E foi naquele ano de 2008, precisamente em seis de dezembro, que a população do 5º e 7º distritos de Nova Friburgo (re)conheceu a sociedade musical. Toda a reorganização foi feita de acordo com a legislação em vigor deixando-a apta a buscar recursos junto ao poder público e entidades privadas para custear as atividades.

Atualmente, contando seu tempo de fundação, a Euterpe Lumiarense comemora 130 anos. Sua nova diretoria conta com a saxofonista Maria Angélica Gomes como presidente e o músico Sérgio Canas Prata como vice. O maestro é Gilney Silva Oliveira.

A escola de música funciona gratuitamente todas as sextas-feiras, a partir das 10h, com teoria musical, instrumentos de sopro e percussão. O espaço físico da sociedade pode ser utilizado por pessoas que queiram ensinar artes com preços populares na região. Nos fins de semana, a Praça Levi Aires Brust, conhecida como a Praça da Euterpe, recebe música, encontros e gastronomia.

Endereço: Praça Levi Aires Brust – Lumiar – Nova Friburgo – RJ
Telefone: (22) 99742-0650

Deixe um comentário