Conexão Friburgo x Rio: capital fluminense comemora seus 458 anos

O Rio de Janeiro celebra sua história em março, neste dia 1º. São 458 anos de um local que já era habitado por nativos antes desse número, recebeu colonizadores, passou por um processo longo e significativo até chegar ao título de hoje: um dos locais mais conhecidos de todo o planeta.

O Conexão Friburgo x Rio viaja até o passado para trazer para o presente essa bagagem, fazendo e torcendo por um amanhã cada vez mais bonito, assim como é a nossa capital do estado.


Do período pré-colonial a destaque mundial

Registros históricos indicam que há, aproximadamente, 3 mil anos antes da chegada dos portugueses já estava por aqui a tribo Tupinambá. Com a chegada dos colonizadores ao território brasileiro em 1500, não demorou muito para atracarem no que hoje chamamos de “cidade maravilhosa”. Aliás, apenas dois anos depois um velejador chamado Gaspar de Lemos velejou através do Pão de Açúcar, entrando na Baía de Guanabara.

E é daí que vem o nome Rio de Janeiro. De acordo com a história, os portugueses acharam que a Baía de Guanabara fosse um rio e o mês de chegada foi janeiro. Talvez tanto tempo de viagem tivesse minado a criatividade, mas apostaram nisso mesmo: Rio de Janeiro.

Se a escolha na época foi genial ou não, não cabe mais a nós dizer. O que podemos afirmar é que esse nome agora, definitivamente, está na boca de bilhões de pessoas. Mas o “pessoal de fora” não tem interesse no Rio só atualmente, não. Os franceses também invadiram a cidade, lá em 1567. Na briga entre Portugal e França, os portugueses levaram a melhor.

De “recém-descoberta” à capital do Brasil. A principal razão para a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763, foi o ouro. O porto do Rio facilitava o transporte para a Europa, já que estava mais perto das minas.

Zona portuária do Rio de Janeiro em 1895


Foi apenas em 1960 que o Rio perdeu o posto de distrito federal. E apesar de na época isso ter acarretado várias consequências negativas para os cariocas, hoje o Rio de Janeiro é um dos destinos mais cobiçados do planeta!


Rio você foi feito para… o mundo

O Rio de Janeiro hoje é um reflexo de toda a pluralidade dessa história longa, rica, muitas vezes complicada, mas totalmente relevante para a história do Brasil.


É a mistura perfeita de gente de todas as cores, crenças, os que buscam uma nova oportunidade na vida ou que querem ter nessa vida a oportunidade de, pelo menos, visitar a cidade.


Para se ter noção da grandiosidade desse lugar, o Rio tem o título de cidade Patrimônio Mundial da Unesco. Neste ano, foi considerada pela Resonance, como a 54ª melhor cidade do mundo e um dos destinos mais populares do mundo no prêmio Travellers Choice Awards. A praia de Ipanema também entrou na lista das 25 melhores praias do planeta. O Carnaval da cidade maravilhosa é considerado o maior espetáculo da Terra. O Réveillon está no top 5 mundial. E a gente para por aí porque a lista é grande.


20 de janeiro ou 1º de março?

Até 1956, a fundação da capital fluminense era celebrada no dia 20 de janeiro, aniversário do padroeiro São Sebastião e feriado popular na cidade. Mas a mudança para o dia 1º de março teve razão histórica e política. De lá para cá, o primeiro dia de março passou a ser considerada a data oficial.

O dia 20 de janeiro ficou então só para São Sebastião, padroeiro do Rio e de muitas outras cidades brasileiras.

Festa o mês todo!

Você acha mesmo que o carioca vai deixar uma festa passar? Por isso, a Prefeitura do Rio preparou muitas atrações para a população até o fim do mês. É a Maratona Cultural Carioca.

Vista do Museu de Arte do Rio (MAR) pegando o Museu do Amanhã, a Zona Portuária e a Ponte Rio-Niterói


Neste dia 1º, o público não paga ao visitar o Museu de Arte do Rio (MAR). No Museu do Amanhã, a gratuidade é para quem nasceu ou mora na capital.

A programação da maratona, preparada pela Secretaria Municipal de Cultura, está disponível no Instagram @cultura_rio. Os eventos serão realizados em equipamentos municipais da cidade. Terá sarau em Vista Alegre, oficina de funk na Penha, lançamento de livro em Realengo, feirinha em Guadalupe, passeio guiado na Maré e festival em Jacarepaguá, entre outras atrações. O programa Cultura com as Crianças também estará presente em diversos teatros e espaços de espetáculos, como lonas, arenas e areninhas.


Seja pelo seu povo único, com aquele jeito que só o carioca tem, suas praias, cultura, música, a parceria deslumbrante entre o mar e a montanha… o Rio tem mais de 458 motivos para comemorar. E a gente comemora junto o sucesso da nossa capital. Parabéns, Rio!


Conexão Friburgo x Rio é um projeto do Descubra Nova Friburgo. Viabilizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e sua Secretaria de Integração Metropolitana, por meio do programa IntegraRio.

Deixe um comentário