Conexão Friburgo x Rio: o Maior Espetáculo da Terra acontece no RJ

Enredo, cores, muito brilho, alegria, samba e amor. Tudo isso reunido em um só lugar, proporcionando o que é chamado de Maior Espetáculo da Terra: o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

Uma experiência que basta descer a serra e em poucas horas você estará lá. Nessa Conexão Friburgo x Rio, a gente te conta essa história, destacando a Marquês de Sapucaí e sua imponência quando o assunto é Carnaval.

O Maior Espetáculo da Terra

Foto: Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa)


O Rio de Janeiro está no top 3 das capitais com o maior Carnaval do Brasil, acompanhado de São Paulo e Salvador. Mas quando falamos da importância da festa, a cidade maravilhosa dispara nesse ranking e atinge o seleto grupo seguinte:

Rio de Janeiro | Brasil
– Notting Hill | Londres
– Mardi Gras | Nova Orleans (EUA)
– Veneza | Itália
– Tenerife | Espanha

É no topo dessa lista que o Rio de Janeiro é lar, e detém o título, do Maior Espetáculo da Terra, referindo-se ao desfile das Escolas de Samba que acontece na Marquês de Sapucaí.

Um projeto para marcar a história

Como chegamos a esse reconhecimento? Para entender, voltamos à década de 1980. Naquela época, as escolas de samba se apresentavam nas ruas do centro da cidade. Lotavam as Avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. O desfile, porém, já era notável e era a maior fonte de captação de recursos no setor turístico.

Foi aí que Leonel Brizola, então governador do RJ, junto com o seu vice Darcy Ribeiro, tiveram a ideia de criar um espaço fixo e definitivo para que as agremiações se apresentassem. O arquiteto Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto, que demorou 120 dias para ficar pronto e foi inaugurado em 1984. Ano que mudou para sempre a dinâmica do Carnaval do Rio e iniciava essa grande e belíssima história.


O local é oficialmente chamado de Passarela Professor Darcy Ribeiro, mas ficou popularmente conhecido por Sambódromo Marquês de Sapucaí. É um dos principais símbolos do Carnaval e da cultura carioca.

Aliás, foi o próprio Darcy que o apelidou de Sambódromo. Vem da união da palavra “samba” e do sufixo grego “dromo”, que significa “corrida, lugar para correr”. O Marquês de Sapucaí é pelo nome da avenida em que se localiza.

O Sambódromo, vale destacar, foi construído também com o objetivo de contemplar outras manifestações culturais, como shows, eventos esportivos, cultos religiosos etc. Nomes internacionais como Elton John, Miley Cyrus, Bruno Mars, Carlos Santana e centenas de outros já se apresentaram na Praça da Apoteose. Em 2016, durante os Jogos Olímpicos do Rio, a passarela da Sapucaí se transformou em uma verdadeira pista para a competição de Tiro com Arco e para a chegada da Maratona.


Em 2021, o espaço que é sinônimo de alegria virou também o de esperança, quando se tornou ponto de vacinação drive-thru contra a Covid-19, imunizando milhares de cariocas acima dos 80 anos. No mesmo ano, o Sambódromo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – o Iphan.

Estrela do Carnaval e de grandes produções audiovisuais


Com a presença de mais de 70 agremiações, milhões de colaboradores diretos e indiretos, comunidades empenhadíssimas em fazer um trabalho perfeito e impecável, os desfiles ganharam fama mundial.

Com organização, cronometragem e raríssimos incidentes, contam hoje com um moderno sistema de som e de iluminação, exportando o conceito. Nos dois dias de desfile das principais escolas, desfilam pela passarela cerca de 120 mil pessoas, enquanto 100 mil estão assistindo in loco (em cada dia). Com a transmissão das emissoras locais, nacionais e internacionais, o desfile chega a mais de 2 bilhões de pessoas.

Não é à toa que esse momento do Carnaval do Rio é retratado em diversas produções audiovisuais brasileiras, como “Apaixonados” e “Orfeu”, atingindo até mesmo Hollywood. O filme Rio (2011), da 20th Century Fox Animation, não podia falar da cidade maravilhosa sem dedicar uma parte à Marquês de Sapucaí.


Viva essa experiência!

Dizem que, nem se for pelo menos uma vez, temos que viver essa experiência. Classificada por muitos como única. As comunidades fazem um trabalho árduo de ano parecer fácil, transformando aquela noite em algo realmente especial.


Quer conferir os talentos cariocas, e até mesmo friburguenses, no Sambódromo? Garanta o seu lugar com a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), clicando aqui.

Vida longa ao Maior Espetáculo da Terra!

Foto de capa: Get Your Guide


Conexão Friburgo x Rio é um projeto do Descubra Nova Friburgo. Viabilizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e sua Secretaria de Integração Metropolitana, por meio do programa IntegraRio.

Deixe um comentário