Dia de São Pedro e São Paulo

O Dia de São Pedro e São Paulo é celebrado nesta terça-feira, 29 de junho. A festividade da Igreja Católica honra os principais líderes no surgimento da igreja cristã, segundo a história.

A festa de São Pedro é considerada uma emenda às comemorações de Santo Antônio (13 de junho) e São João (24 de junho). Festas juninas que agitam multidões, com muita música, dança, comidas típicas, fogueira e fé.

No Brasil, os registros históricos apontam que desde o século XVII as festas juninas são comemoradas. Com a pandemia, as celebrações vão ficar restritas, por enquanto, aos templos, seguindo os protocolos de segurança.

Em Nova Friburgo, a Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo (foto em destaque), que fica no bairro Duas Pedras, iniciou os festejos na segunda-feira, 28, e segue com eles até o domingo, 4 de julho.

Confira a programação.

TERÇA-FEIRA (29 de junho):
17h30 – Missa
19h30 – Santa Missa será presidida pelo Bispo Diocesano

QUARTA-FEIRA (30 de junho):
19h – Oração do Terço da Família

SEXTA-FEIRA (2 de julho):
18h – Santa Missa e bênção do Santíssimo Sacramento

DOMINGO (4 de julho):
8h e 18h – Santa missa, solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e Dia do Papa, com bênção das chaves
14h – Peregrinação com o carro andor dos padroeiros pelas ruas dos bairros Vila Nova e Duas Pedras, com entrega de uma oração/lembrança

Ainda de acordo com as informações da Diocese de Nova Friburgo, para participar é necessário o agendamento pelo telefone (22) 2522-3132 ou direto na Secretaria Paroquial, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

São Pedro da Serra

São Pedro é o padroeiro do 7º distrito de Nova Friburgo: São Pedro da Serra. Na localidade, normalmente, este é um dia de muita celebração. Um dos momentos mais aguardados para os moradores e os turistas: o arraiá!

A festa é tradicional no distrito, com a vila inteira celebrando o dia do padroeiro. Tem barracas, sorteio de rifas, quadrilha, shows e muita cultura.

Por mais um ano, a festividade está suspensa, mas São Pedro continua sendo celebrado em São Pedro da Serra, por meio da fé, e na centenária igreja.

São Pedro e São Paulo

Pedro, era um pescador. Seu nome era Simão, quando o próprio Cristo muda seu nome, lhe confiando a liderança de sua Igreja. Foi o primeiro Bispo de Roma, ou seja, o primeiro Papa. No dia dedicado a ele é realizada a bênção das chaves, por ser considerado o guardião das chaves do céu. O santo que abre as portas! Neste momento tão incerto nada melhor que pedir para que o santo interceda.

Pedro foi martirizado, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido por não se julgar digno de morrer como Jesus Cristo.

Paulo era Saulo. Foi perseguidor dos cristãos, inclusive responsável pela morte de muitos deles. Sua conversão aconteceu no caminho de Damasco quando Cristo ressuscitado apareceu e o chamou para a missão. Escreveu 13 epístolas e fundou diversas comunidades. Foi perseguido e martirizado, sofrendo morte por decapitação.

Xangô

Na Umbanda, São Pedro é sincretizado como Xangô. Considerado o Orixá que é mais sincretizado com os santos dos irmãos católicos: São João Batista, São Pedro, São Jerônimo e até com o Profeta Daniel.

É muito festejado no mês de junho. É o Orixá da Justiça. Seu campo preferencial de atuação é a razão. Desperta o senso de equilíbrio e equidade, já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida a evolução se processa num fluir contínuo.

A força da Justiça Divina de Xangô é atuante em todo o campo terreno, não só como consequência de todo dano que fazemos à natureza, mas também a nós mesmos. Dessa forma, Oxalá nos concede o livre arbítrio, mas é Xangô quem toma conta da Lei da causa e efeito.

Deixe um comentário