A Pedra da Catarina Mãe é considerada uma das mais fáceis de subir e explorar. Dividida em pai, mãe e filho, recebeu esse nome em homenagem a uma das embarcações a vela chamada Chaterine, que trouxe os primeiros colonizadores suíços à Nova Friburgo, em 1819.
Localizada no Vale dos Pinheiros, seu cume chega aos 1.430 metros acima do nível do mar. O passeio mais comum é para o topo da Catarina mãe, apesar de também ser possível acessar o cume da Pedra Filho e a Pai (essas são frequentadas por montanhistas mais experientes).
A trilha possui 4.416 metros de extensão, com um desnível de 457 metros. Iniciada à direita do condomínio Sítio da Pedra, é considerada de nível moderado. O trajeto dura entre duas e quatro horas, ida e volta.
Praticamente de qualquer ponto do centro da cidade é possível avistá-la. E do seu topo, uma vista incrível de Nova Friburgo e de outras duas importantes montanhas: Pico da Caledônia e Pedra do Imperador. É uma boa pedida para os iniciantes do trekking.
Dica: apesar de ser um trajeto um pouco mais fácil, é preciso cuidado redobrado ao descer do cume. O solo é bastante escorregadio. Não vá sozinho se não tiver experiência e não saia da trilha principal.
COMO CHEGAR:
Vale dos Pinheiros, Nova Friburgo – RJ